sábado, 6 de setembro de 2008

Mais um Telemóvel para crianças - TMN e Imaginarium

Recentemente a TMN em conjunto com a Imaginarium, viram mais uma oportunidade de negócio junto das crianças e a poucos dias do “regresso às aulas” lançarem um telemóvel com o nome CAM1, que entre outras coisas incorpora um máquina fotográfica e um leitor de MP3.
Vi alguns comentários às notícia que anunciavam este equipamento e para meu espanto não encontrei nenhum comentário quanto à segurança da criança por ficar exposta à radiação do telemóvel. Os pais preocupam-se com o preço do telemóvel, com o facto de originar distracções nas aulas, a câmara ter uma baixa resolução, os custos das chamadas, os roubos, etc. E a segurança da criança?
Será que o facto deste equipamento ter uma câmara fotográfica e um leitor de MP3 é tão vislumbrante que faz esquecer que qualquer telemóvel tem uma antena que emite radiação electromagnética? Mesmo que a criança apenas queira ouvir música, o telemóvel contínua lá e se nem mesmo para os adultos é recomendado que as pessoas transportem o telemóvel junto ao corpo ou durmam com ele ao lado da cabeceira, o que dizer de uma criança?

Existem alguns maus exemplos no passado com empresas que resolveram explorar as crianças para venderem os seus telemóveis:
  • A Disney que em 2000 proibiu a utilização de logótipos nos telemóveis por considerar que estes eram prejudiciais às crianças, cinco anos depois estava a lançar uma linha de telemóveis para as crianças. Actualmente já cancelou essa fonte de receitas.
  • Em 2005 um telemóvel criado para crianças com o nome MyMo, foi retirado do Reino Unido após estudos indicarem que a longa exposição a campos electromagnéticos poderiam afectar a saúde das crianças.
Cá em Portugal, alguém que se preocupe com saúde das crianças em vez do dinheiro que podem ganhar com elas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho dito... Aliás, aos poucos, começo a ver que aqui e ali se começam a vislumbrar algumas inquietudes relativas ao capitalismo. Faz falta que as pessoas comecema a procurar por si mesmas, uma filosofia de vida e uma visão crítica da vivência social e civilizacional e não se acomodem às aregras da democracia. Democracia em excesso também é prejudicial.

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas