quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Em Portugal estamos seguros contra as radiações electromagnéticas das antenas!!??

Após meses de pesquisa na Internet, chegamos à conclusão que estudos já existem muitos, a única diferença é na atitude que os Países tomam para com os seus cidadãos.
Portugal como anteriormente referido segue as normas do ICNIRP e muitos outros países que acharam os valores demasiado altos, optaram por fazer os seus estudos e impor os seus valores de segurança. A discrepância é tão brutal que decidimos colocar na barra lateral deste blog, um gráfico com o Rancking dos Países que mais se preocupam com os seus cidadãos e o que é facto é que Portugal está com os Países que se encontram no fim da tabela ao contrário da Nova Zelândia que destronou a Áustria ao permitir apenas uns 0.06 V/m. Será que o corpo de técnicos e cientistas do ICNIRP sabe mais que os técnicos dos outros países, ou haverá outros valores que falam mais alto?
A Espanha tem o mesmo problema que nós, uma vez que também segue o ICNIRP (se bem que nem todas as regiões aderiram a esta norma), no entanto existem uma série de estudos espanhóis que também concluem a perigosidade na forma como a população é exposta a valores tão elevados. Um dos erros apontados ao ICNIRP é que eles apenas vêm o efeito térmico da radiação e aparentemente este não é o único problema que afecta o nosso corpo.
Dos muitos estudos aqui divulgados, apresentamos um estudo espanhol que regista problemas detectados em pessoas expostas, nas suas habitações, a valores inferiores a 1.29 V/m (Em comparação com os nossos 41.25 V/m até parece que estamos a falar de uma escala diferente), dos quais estão incluídos sintomas como: fadiga, dores de cabeça, náuseas, perda de apetite, distúrbios do sono, tendências depressivas, sentimento de desconforto, falta de concentração, perdas de memória, perturbações visuais e palpitações cardíacas.
Consultar estudo The Microwave Syndrome

Hoje vemos os países divididos quanto ao problema da radiação. Em Portugal limita-mo-nos a seguir as regras dos 41.25 V/m como valor máximo ( para 900 MHz) e qualquer valor abaixo é considerado dentro da lei mesmo quando se fala de pessoas que têm 10 V/m na sua casa e onde habitam grávidas e crianças. Noutros Países como a Suiça ou Áustria, com limites máximos inferiores a 3 V/m estas pessoas já não estariam em segurança. Não sei se com os nossos valores tão elevados, haverá alguém a morar perto de uma antena que esteja a funcionar à margem da lei.
Por outro lado as próprias pessoas preferem viver na ignorância do que a preocupar-se com algo, que pensam elas, deverá ser da responsabilidade de alguma entidade que as irá proteger deste tipo de problemas. Más notícias para todos vocês, a nossa legislação referente à protecção contra as radiações electromagnéticas está feita para que os empresas de telemóvel possam rentabilizar ao máximo as suas antenas junto das nossas casas e quanto mais perto mais cobertura nós temos para fazer chamadas e menos antenas eles têm de instalar para cobrir uma determinada zona. Se a legislação os obrigasse a usar antenas menos potentes ou a garantirem menores valores de radiação para a população, certamente que eles teriam de gastar muito mais dinheiro para cobrir a mesma área.
Aparentemente as Camâras Municipais que têm de autorizar a instalação das antenas, tendem a ter uma preocupação mais paisagística do que com a saúde pública, remetendo qualquer situação de análise para a nossa autoridade competente que é a ANACOM. Este organismo por sua vez respeita a lei imposta pela norma do ICNIRP rejeitada por outros países mas que para Portugal é aceitável o suficiente para que todos nós tenhamos de habitar junto das antenas. Mesmo em situações extremas em que ao abrirmos a nossa janela estas aparecem à nossa altura a bombardear-nos com a sua radiação, Portugal diz-nos para não nos preocuparmos porque os valores apesar de perigosos noutros países, aqui na nossa terra, são completamente inofensivos, quer dizer ..., estão dentro da lei.


Sem comentários:

 
As mensagens colocadas na secção reservada aos comentários são da responsabilidade única e exclusiva dos seus autores

Localização das três antenas

Pode navegar no mapa e clicar nos símbolos

View Larger Map
Problemas com o Internet Explorer

Galeria de Fotos

____________________________________________________________
Se mora junto de um prédio recheado de antenas ou se a antena instalada está a uma curta distância da sua casa ou perto do nível da sua habitação, ou se os elementos da antena estão virados para o chão ou para a sua habitação, então poderá documentar essa situação nesta galeria. Envie as fotos para o mail deste blog.
Na fotografia enquadre o seu prédio ou habitação com a antena se possível, o objectivo é criar uma galeria de fotos com antenas instaladas em locais que demonstrem falta de bom senso de quem as instala e autoriza.
Pode ver o slideshow ou seleccionar na zona inferior a foto pretendida.Ao clicar numa foto pode ver o descritivo associado.

Envie a sua foto para o mail deste blog

Questionário sobre Telemóveis e suas antenas